Aikido Shugyo Dojo

Aikido Para Crianças

Por Sensei Gilberto Marecos
Aikido Para Crianças

Diante da crescente onda de violência nas grandes cidades, dos atrativos da rua, que não trazem nenhum benefício à saúde das crianças, existe uma tendência natural dos pais manterem seus filhos dentro de casa, onde eles podem estar "supostamente" em segurança.

A prática das artes marciais pelas crianças é reconhecidamente uma das atividades mais completas e eficazes quando o objetivo é a construção de um cidadão de bem, responsável e altamente produtivo em sua vida adulta, sem contar os benefícios à saúde, adquirindo hábitos de vida saudáveis.

No Aikido, essa idéia nunca foi tão verdadeira. A prática pelas crianças pode ser iniciada, com segurança, lá pelo quinto ano de vida, quando as estruturas ósteo-musculares e cognitivas estão em constante transformação, de acordo com as fases do desenvolvimento humano.

Entretanto, esse aprendizado deve ser realizado por profissional regularmente habilitado, preferencialmente professor de Educação Física, com embasamento científico e, acima de tudo, com o devido comprometimento na construção de pessoas através da prática do Aikido.

A ciência nos ensina, que o homem, até por volta dos vinte anos de idade, está em desenvolvimento de suas estruturas músculo-esqueléticas, apresentando grande quantidade de cartilagem na extremidade dos ossos, que, com o passar do tempo vão se mineralizando. Sendo o Aikido uma arte marcial em que são aplicadas técnicas de torção nas articulações do corpo, a prática do mesmo sem conhecimento de como o organismo se desenvolve, pode acarretar em seqüelas graves as quais estarão presentes durante toda a vida de um praticante mal assistido.

O treinamento de Aikido para crianças deve ser realizado em ambiente saudável, bem iluminado e tranqüilo como as dependências do Shugyo Dojo, sendo que os treinos devem focar, principalmente, o desenvolvimento motor, a construção de um bom acervo motor, aperfeiçoamento das qualidades físicas como força, equilíbrio, velocidade, coordenação motora ampla e fina além de desenvolver fatores psico-sociais como a socialização e a formação do caráter.

Os treinos devem acontecer, mantendo o interesse dos jovens praticantes, podendo variar da forma lúdica até a apresentação de desafios chegando a passar por pequenas competições em forma de estafetas, inclusão de jogos cooperativos onde o trabalho em grupo é amplamente valorizado. Entretanto, a cada treino, a cada tarefa realizada, elementos técnicos da arte são incluídos: elementos da cultura oriental como disciplina, concentração, respeito e perseverança. O ideal é ter uma turma somente de crianças, onde se pode trabalhar o lúdico com todos, o respeito e os momentos de reflexão podem ser compartilhados com os colegas sem maiores constrangimentos, que são atitudes próprias dos adultos.

O Aikido Shugyo Dojo disponibiliza aulas exclusivas para crianças todas as Terças e Quintas das 18:30 às 19:30. As aulas são ministradas pela Sensei Caroline Safiano (ao lado), faixa-preta 2º Dan Aikikai e professora de Educação Física com pós-graduação em Educação Infantil.

No Aikido Shugyo Dojo, matriculamos alunos a partir dos 7 anos. Traga seu filho(a) para até 2 aulas experimentais e conheça o nosso grupinho!

Para mais informações, entre em contato.

Caroline Sensei

Caroline Sensei
Faixa-preta 2º Dan Aikikai
Professora de Educação Física com pós-graduação em Educação Infantil
CREF 005192-G/PR

Topo da Página